COMO TRABALHAR NO DUBAI

COMO TRABALHAR NO DUBAI

Claro que, estando no Dubai, tudo está escrito em árabe ou inglês.

Quando se abre uma empresa, é necessário obter uma licença. O preço exato depende da categoria e dos direitos comerciais que lhe são conferidos. Alguns sectores de atividade exigem a existência de escritórios físicos, outros não. Alguns exigem a subscrição de seguros ou depósitos, outros não. Mais uma vez, tudo depende do sector em que está a entrar. Depois de abrir a sua empresa, ser-lhe-á automaticamente emitido um visto de residência e poderá até obter extras para os seus futuros empregados. (O número de vistos concedidos às empresas é limitado pela sua dimensão).

Voltemos àqueles que optam por procurar um emprego localmente. Para conseguir o emprego certo, aquele com que sempre sonhou, é preciso, antes de mais, ter paciência e determinação. Terá também de adaptar o seu CV ao modelo de CV anglo-saxónico e, claro, redigi-lo em inglês. Deve saber que falar, ler e escrever árabe, bem como inglês e francês, é uma vantagem considerável nos Emirados. Por isso, se, além disso, falar russo ou chinês, já ganhou quase tudo. No entanto, a sorte pode sorrir a todos, e ainda mais cedo do que se pensa. De um modo geral, uma pessoa encontra o emprego certo entre 3 e 6 meses. O conselho de Sol de Dubai é que não se fixe muito alto no início, mas que procure um emprego no Dubai, seja ele qual for, apenas para ter a sua primeira experiência nos Emirados e também um visto que lhe permita instalar-se aqui. Só um visto de turista permite-lhe permanecer no país durante 3 meses, após os quais terá de se ausentar por mais 3 meses ou ser multado. Depois disso, será rápido e fácil encontrar um emprego melhor, uma vez que tenha alguma experiência inicial no país. Para além disso, as empresas do Dubai têm o mesmo sistema de trabalho que as anglo-saxónicas. É fácil e rápido subir na hierarquia das empresas se fores produtivo e eficiente. Se estiver motivado e determinado, pode ver-se rapidamente a assumir novas responsabilidades, mas para isso terá de esquecer as comodidades do sistema de trabalho francês (aqui, a semana de trabalho é de cerca de 40 horas). Os canais mais eficazes para encontrar trabalho no Dubai são os sítios Web e as agências de recrutamento locais. Existem vários sítios Web: bayt.com monstergulf.com de facto.ae gulftalent.com naukrigulf.com.

Cada agência de recrutamento é especializada num determinado domínio de atividade, pelo que terá de encontrar na Internet aquela que corresponde ao seu perfil. Uma vez encontrada a agência especializada na sua área de atividade, aconselhamos que a contacte e lhe diga o que procura. Repita o processo várias vezes até obter uma resposta. Tenha em conta que estas agências recebem dezenas de candidaturas por dia e que, por vezes, podem perder algumas ou demorar muito tempo a responder. Existe também a rede social LinkedIn, que funciona muito bem para ser detectado e abordado pelo seu futuro empregador. Cabe-lhe a si desenvolver a sua página e incluir informações importantes que façam o seu telefone tocar. Encontrar um emprego não é tudo, é preciso também instalar-se. No Dubai, o sistema de propriedade significa que se paga a renda por ano, semestre ou trimestre. Por isso, terá de reservar um orçamento substancial para os seus primeiros passos na cidade dos seus sonhos.

 

Boa pesquisa e boa sorte para todos vós.